Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Destacamento Morro da Igreja

Acessos: 5676

  

O Exército Constrói para a Força Aérea

 

              Lages (SC) - O 1º Batalhão Ferroviário (1º B Fv), está executando a Revitalização da Estrada de Acesso ao Destacamento de Controle de Espaço Aéreo do Morro da Igreja DCTEA MDI, no Município de Urubici-SC.

            A obra está sendo executada em parceria com Força Aérea Brasileira, e tem por objetivo reestruturar a estrada de acesso ao Morro da Igreja que situa-se no topo do Planalto Meridional, a cerca de 1.822 metros de altitude, com amplitude térmica no inverno na casa dos - 17º C. Aquela localidade abriga o Destacamento de Controle de Espaço Aéreo do Morro da Igreja - DCTEA MDI, Unidade da Força Aérea Brasileira, subordinada ao Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) – Curitiba (PR). Os trabalhos de revitalização foram iniciados em fevereiro de 2018, e apresentam grande complexidade, devido a geografia do terreno que é bastante irregular, com características de região montanhosa e baixas temperaturas. Esses óbices, não impedem os trabalhos de engenharia realizados pelo Batalhão, mas são uma imposição ao bom andamento da obra, que tem prazo de 21 meses para a sua conclusão, reestabelecendo o tráfego normal da via à FAB e aos turistas que costumam freqüentar aquela região, principalmente no inverno.

             A revitalização da estrada, está na fase de execução de bueiros transversais, implantação de sarjetas, reforço de cortinas atirantadas, prolongamento de bueiros, implantação de drenos profundos e recomposição de meio-fio. Até o momento, foram executados 40 % dos trabalhos. Estão previstos ainda, 2.120 metros de pavimento rígido (placas de concreto) e 13.660 metros de pavimento flexível (asfalto), totalizando 15.780 metros de pavimentação. O Plano de Trabalho da obra está orçado em R$ 32.280.238,13. Com término previsto para novembro de 2019.

 

                             

 

 

 

 

 

 

 

 

  

O Exército Constrói para a Força Aérea

 

                        

             Lages (SC) – 1º BFv., O 1º Batalhão Ferroviário trabalhando na Revitalização da estrada de acesso ao destacamento de Controle de Espaço Aéreo do Morro da Igreja- DCTEA MDI, no Município de Urubiçi-SC.

          Esta obra está sendo executada em parceria com Força Aérea Brasileira, e teve início em janeiro de 2018. Atualmente, estão sendo executados os trabalhos de manutenção e recuperação da infreestrutura de drenagens.  

          A estrada possui cerca de 14 quilômetros, em aclive íngreme, sendo construida em concreto super resistente.

          O trabalho de recuperação do acesso ao Destacamento do Morro da Igreja (DMI), possibilitará aos militares da Força Aérea que lá trabalham, melhores condições de acesso e de segurança ao trafegarem pela via, que encontra-se bastante deteriorada por ação do tempo e das intempérias. É importante ressaltar que no rigor do inverno, a temperatura no alto do Morro da Igreja, onde está sediado o DMI., chega a atingir -17ºC., congelando a estrada, e impossibilitando o tráfego de veículos com segurança.

          Do mesmo modo, inviabiliza o turismo na região, que é bastante visitada no inverno, sendo que os trabalhos de recuperação que estão sendo executados pelo 1º BFv., naquela via contribuirão para melhorar a vida dos que por lá trafegam, e também fomentará o turismo, que atualmente o acesso ao morro da Ingreja está prejudicado.

                             

 

 

 

 

 

 

Destacamento Morro da Igreja DEMIG - Urubici-SC

 

                                O 1° Batalhão Ferroviário, Batalhão Benjamin Constant, localizado em Lages/SC, está iniciando a obra de revitalização da estrada de Acesso ao Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Urubici-DtCEA MDI, localizado a 130 km da sede do 1° B Fv. Está previsto em Plano de Trabalho a execução de terraplanagem, pavimentação, recuperação de obras de drenagem, reforços e execução de contenções, sinalização e proteção da estrada.

                               A implantação e pavimentação dessa via ocorreu entre os anos de 1982 e 1984 e atualmente apresenta desgastes devido a intempéries com o pavimento bastante desgastado, obras de drenagem danificadas e obras de contenção com riscos de colapso.

                               A referida obra tem extensão de 16,3 km iniciando no entroncamento com SC-370 sendo uma iniciativa da força Aérea Brasileira, através do CINDACTA II de Curitiba/PR. 

                               Valor Total da Obra: R$: 32.280.238,13.

                              ➣ localização da obra: 

 

 

Imagem 01: Localização da obra em relação ao 1º Batalhão Ferroviário (Sem Escala)

Fonte: Google Maps

 

 

Imagem 01:Trecho a ser executado (Sem Escala)

Fonte: Google Maps

           

Fim do conteúdo da página