Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Notícias Anteriores

julho

Acessos: 5145

 

Visita de Oficial da Reserva ao 1° B Fv

O Ten Cel CLEBER, Comandante do 1º Batalhão Ferroviário, recebeu no dia 23 de julho de 2018, a visita do Ten Cel R1 JOSÉ CARLOS ABDO, militar da reserva e ex integrante do Batalhão.

A visita teve como objetivo, estreitar os laços de amizade.

f1

 

 

PCI curso de Engenharia do NPOR/2018 do 12° BE
Cmb Bld

 

O 1º Batalhão Ferroviário recebeu de 30 de julho a 03 de agosto de 2018, a presença de 05 Instrutores/Monitores e 20 Alunos do Curso de Engenharia do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do 12º BECmb (Alegrete/RS), atendendo ao Pedido de Cooperação de Instrução - PCI, a fim de complementar as atividades de instrução no 1º BFv, iniciando com uma visita às instalações do Batalhão e instruções ministradas nas diversas seções.

Na sequência, os alunos se deslocaram aos Destacamentos DECAN (São Joaquim – SC) e DEMIG (Urubici SC) para conhecerem os trabalhos desenvolvidos pela OM.

 

f1

 

 

 

Licenciamento do Efetivo Profissional, Recepção ao NPOR  e Conclusão de Curso
31  de julho de 2018

 

Foi realizada no dia 31 de julho, no Pátio de Formaturas “GENERAL RODRIGO OCTÁVIO”, a Solenidade alusiva a conclusão do Curso de Laboratorista de Solos, Licenciamento de Cabos e Soldados do Efetivo Profissional e recepção aos Alunos do Núcleo de Preparação de Oficias da Reserva (NPOR) de São Gabriel -RS.

Na ocasião, o Ten Cel Cleber, Comandante do 1º B Fv, fez uso da palavra, cumprimentando os militares concludentes do curso de Laboratório de Solos, dando as boas vindas aos alunos do NPOR que visitaram o Batalhão e também apresentou as despedidas aos aos militares licenciados, que prestaram o Serviço Militar, engajaram e após oito anos de serviço, retornaram a vida civil.

f1

 

 

  

 

 

1° Batalhão Ferroviário Recebe a Visita de Empresários
31  de julho de 2018

 

 

 

Visitaram o 1º Batalhão Ferroviário (1º BFv)os Senhores: Maurício Dalmollin e Vitor Hugo Alves, ambos, empresários lageanos que vieram conhecer o Batalhão e estreitar laços de amizade com a instituição.

 

Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), Visita o 1° B Fv
26 de julho de 2018

No dia 26 de julho, estiveram visitando o 1º Batalhão Ferroviário (1º BFv), os Capitães Alunos do Curso de Engenharia da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO). Após as boas vindas do Comandante, os alunos se deslocaram ao Destacamento Caminhos da Neve (DECAN), onde puderam acompanhar os trabalhos de implantação da Rodovia SC 438, Caminhos da Neve, no município de São Joaquim (SC).

A Visita dos Capitães Alunos da ESAO., é de grande importância para o 1º BFv., pois possibilita a esses oficias conhecerem o Batalhão, e após a conclusão do Curso de Aperfeiçoamento, optarem por servir no 1º BFv.

 

 

 

Visita a empresa KLABIN
06 de julho de 2018

 

Atendendo ao Convite da Diretoria da empresa KLABIN, com sede no município de Otacílio Costa-SC, no dia 17 de julho, o 1º Batalhão Ferroviário (1º BFv), esteve representado na visita àquele complexo industrial, pelo Subcomandante Maj Figueiredo e pelo Adjunto de Comando Sten Grob.

Na oportunidade, integraram a uma comitiva que envolveu as Forças de Segurança Pública do Planalto Serrano, onde conheceram todo o processo fabril de papel e celulose que é realizado pela KLABIN. A visita teve por finalidade estreitar laços institucionais e conhecer o potencial industrial que movimenta o ramo madeireiro na região.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PCI DO CURSO DE ENGENHARIA DO NPOR/2018 DO 5º BE Cmb Bld
06 de julho de 2018

 

 

O 1º Batalhão Ferroviário recebeu de 16 a 20 de julho de 2018, a presença de 04 Instrutores/Monitores e 20 Alunos do Curso de Engenharia do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do 5º BECmb (Porto União/SC), atendendo ao Pedido de Cooperação de Instrução - PCI, a fim de complementar as atividades de instrução no 1º B Fv, e para conhecerem os trabalhos desenvolvidos pela OM.

O Estágio teve início com uma visita às instalações do Batalhão e instruções ministradas nas diversas seções da OM. Na sequência, os alunos se deslocaram aos Destacamentos DECAN (São Joaquim – SC) e DEMIG (Urubici SC), onde vivenciaram na prática a rotina das obras executadas pela Engenharia Militar.

 f1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

--------------------------------------------------------------------

 

Monumento do 1º Batalhão Ferroviário Exposto no Saguão de Honra do 4º Grupamento de Engenharia
06 de julho de 2018


Inaugurado no dia 6 de julho de 2018, o Saguão de honra do 4º Grupamento de Engenharia de Construção (4º Gpt E), em Porto Alegre (RS), abriga os bustos dos patronos da Arma de Engenharia Ten Cel João Carlos Villagran Cabrita e do Cel Ricardo Franco de Almeida Serra, patrono do Quadro de Engenheiros Militares do Exército. Encontra-se em destaque uma tela (olho sobre tela), pintada pelo Cel R/1 Pedro Paulo Cantalice Estigarríbia. Esta obra retrata a construção da estrada sobre o chaco, a qual permitiu às forças aliadas transpor aqueles terrenos pantanosos e desbordar a poderosa posição paraguaia.

Esse desdobramento da Guerra do Paraguai, ocorreu após a queda da Fortaleza de Humaitá, em julho de 1868, o presidente paraguaio Francisco Solano Lopez concentrou suas forças em poderosas fortificações ao longo do rio Piquissiri, na margem esquerda do rio Paraguai. Flanqueavam essas posições uma extensa lagoa, a leste, a estreiteza do rio Paraguai em Angostura e a vastidão do chaco, a oeste.

Solano Lopez estava convencido que as forças Aliadas não poderiam cruzar o chaco. Mas Caxias, como um Aníbal moderno, decidiu manobrar pelo terreno pantanoso. Para tanto, determinou a construção de uma estrada sobre estivas, com mais de dez quilômetros de extensão e utilizando cerca de seis mil troncos de palmeira "carandá", abundante na região.

Essa operação é considerada a mais ousada e criativa de todo o conflito. Com a "Manobra de Piquissiri" os Aliados lograram atacar os paraguaios pela retaguarda, inesperadamente, obrigando-os a recuar na direção do arroio Itororó, onde, a 6 de dezembro de 1868, ocorreu a célebre batalha que deu início às vitórias da "Dezembrada".

Compõe ainda o Saguão de Honra do 4º Gpt E. uma obra produzida no 1º B Fv. que representa o Batalhão, integrante daquele Grande Comando. A obra é composta por um dormente de madeira, dois trilhos fixados com tirefons. Ao centro, em metal dourado, a roda de locomotiva com o castelo da Engenharia sobreposto.

 

 

 

1º Batalhão Ferroviário Realiza Leilão de Bens Inservíveis
09 de julho de 2018

Aconteceu no Ginásio de Esportes do 1º BFv., no dia 9 de julho de 2018, o Leilão de Bens Inservíveis. A atividade tem por finalidade a alienação de bens que não servem mais para o uso por parte do Batalhão, por estarem obsoletos ou com idade e desgaste bastante acentuados.

O Leilão foi aberto ao público, na oportunidade foram leiloados cerca de 26 lotes, arrematados pelos presentes, que vieram de diversas regiões do País.

 

  

 

  

 

Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) Realizam Estágio no 1º B Fv
02 a 6 de julho de 2018

Estiveram realizando estágio de 2 a 6 de julho de 2018, no 1º BFv., os Cadetes do 3º ano da AMAN: Duque e R. Fernando e o Cad Divino, do 4º ano.

O estágio visa contribuir com a formação militar dos cadetes da AMAN e também proporcionar à esses militares a oportunidade de vivenciar a rotina de uma Unidade Militar de Construção do nosso Exército. Durante a semana os cadetes conheceram a rotina administrativa do Batalhão e também visitaram as obras que estão sendo executadas, em São Joaquim – SC e Urubicí – SC.

 

  

  

  

 

Diretor de Infraestrutura de Aeronáutica visita Espaço Cultural "Museu Ferroviário
03 de julho de 2018

Maj Brig Ar Sérgio de Mattos Mello, Diretor de Infraestrutura de Aeronáutica, de passagem por Lages (SC), em viagem de férias, acompanhado de sua família, visitou o Espaço Cultural “Museu Ferroviário”.

O Maj Brig Ar Sérgio e sua família ficaram impressionados com o acervo histórico do 1º BFv., que se encontra no Espaço Cultural “Museu Ferroviário”, e puderam conhecer um pouco da história desta unidade que se encontra preservada naquele local.

Ao final da visita, o Ten Cel Cleber, Comandante do 1º BFv., convidou o Maj Brig Ar Sérgio e sua família, para a tradicional foto em frente ao Mosaico, localizado no Pátio de Formaturas Gen Rodrigo Octávio.

f1

 

  

  

  

  

  

 

 

 

Aniversariantes dos Meses de Maio e Junho
03 de julho de 2018

Foi realizado no dia 3 de julho de 2018, o café da manhã com os aniversariantes do mês de maio e junho. A atividade tem por finalidade cumprimentar os militares e civis do Batalhão por ocasião do aniversário. É também uma oportunidade de congrassamento entre o Comandante e os demais integrantes da OM.

Na oportunidade, o Ten Cel Cleber Comdante do 1º BFv., fez uso da palavra parabenizando os aniversariantes.

f1

 

  

 

Comandante do Batalhão Proferiu Palestra para Empresários de Lages
2 de julho de 2018

No dia 2 de julho de 2018, o Comandante do 1º BFv., esteve na Associação Comercial e Industrial de Lages (ACIL), proferindo palestra aos empresários lageanos sobre as atividades realizadas pelo Batalhão e a sua participação no contexto econômico e social na Serra catarinense.

 

 

   

 

 

Comissão de Implantação do Sistema de Controle de Espaço Aéreo (CISCEA), Visita 1º Batalhão Ferroviário
29 de junho de 2018

Lages (SC), O 1º Batalhão Ferroviário (1º BFv), recebeu no dia 29 de junho, a visita do Vice Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle de Espaço Aéreo (CISCEA), sediado no Rio de Janeiro (RJ), Cel Álvaro Wolnei Guimarães, da Força Aérea Brasileira. O Cel Volnei esteve acompanhado de comitiva do CISCEA e do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), Curitiba (PR).

O objetivo da visita, foi vistoriar as obras de revitalização da estrada de acesso ao Destacamento de Controle de Espaço Aéreo do Morro da Igreja DCTEA MDI, no Município de Urubici-SC.

A obra de revitalização da Estrada de Acesso ao Morro da Igreja, está sendo executada pelo 1º B Fv. em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB) e visa restabelecer o tráfego de viaturas que se deslocam ao DCTEA MDI.

Na oportunidade, o Vice Presidente do CISCEA verificou o andamento das obras, que tem prazo previsto para a sua conclusão em novembro de 2019.

f1

 

  

  

  

  

  

 

 

 

 

 

Deputada Federal Carmen Zanotto, acompanhada do Deputado Federal Jorginho Melo Visitam Destacamento Morro da Igreja (DMIG)
29 de junho de 2018

 

Esteve em visita ao Destacamento Morro da Igreja (DMIG), em Urubicí (SC), verificando o andamento da obra de revitalização do acesso ao Destacamento de Controle de Espaço Aéreo do Morro da Igreja DCTEA MDI., a Deputada Federal Carmen Zanotto, acompanhada do Deputado Federal Jorginho Melo. As autoridades foram recepcionadas pelo Comandante do 1º B Fv., Ten Cel Cleber que acompanhou a visita ao canteiro de obras.

f1

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

Militar do 1º Batalhão Ferroviário é Destaque em Curso
29 de junho de 2018

 

O Sd EP Mateus Liz de Oliveira destacou-se na XIV Turma de Formandos do Curso de Auxiliar de Saúde Bucal do Hospital Geral de Curitiba (PR), por ter galgado a 1ª Colocação e também por sua dedicação e empenho profissional, recebendo a admiração dos pares e instrutores durante a realização do curso que estendeu-se de 13 de novembro de 2017 à 18 de abril de 2018.

O Sd Liz recebeu das mãos do Comandante do 1º BFv e de seus familiares, uma lembrança e os parabéns pela merecida honraria.

f1

  

 

 

Fim do conteúdo da página