Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Notícias Anteriores

agosto

Acessos: 5054

 

 

Juramento ao Primeiro Posto

31 de agosto de 2018

Aconteceu no dia 31 de agosto, a Formatura de Juramento ao Primenro Posto dos Aspirantes promovidos ao Posto de 2º Tenente. A solenidade foi prestigiada pelos familiares dos compromitentes. Após o juramento, os novos oficiais, apresentaram-se ao Comandante do Batalhão Ten Cel Cleber.

O Compromisso ao 1º posto foi realizado pelo seguintes Oficiais: 2º Ten Ramon Telles, 2º Ten Figueira, 2º Ten Góis, 2º Ten Augusta, 2º Ten Penteado, 2º Ten Amaral, 2º Ten Aline, 2º Ten Raul Santos 2º Ten Luan Silva, 2º Ten Bernardes e 2º Ten Kelli.

Foram promovidos também ao posto de 1º Ten a 2º Ten Jociane e o 2º Ten Essenfelder, e a Graduação de 3º Sgt o CB Matias.

Aconteceu também, a despedida do Serviço Ativo do 2º Sgt Claudinei Amarante de Liz, que deixou das fileiras do Exército, após 32 anos de serviço. O 2º Sgt Liz recebeu os cumprimentos do Comandante do Batalhão e uma lembraça da OM.

Durante a formatura foram entregues certificados de habilitação aos militares concludentes do curso de Blaster (técnico em detonações com explosivos), ministrado pelo Engenheiro de Minas, Acelino Mendonça da Cunha, representante da Empresa PIROBRAS.

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

---------------------------------------------------------------------------------

 

 

 

 

Integrantes da Diretoria de Material de Engenharia (DME), Visitam o 1° B Fv

30 de agosto de 2018

Lages (SC). Visitaram o 1º B Fv, o Maj FRITZEN, ST MEIRA e ST CARMO, ambos da DME - Brasília – DF. A visita teve por finalidade operacionalizar o Plano de Racionalização de Equipamentos e Viaturas do acervo da Diretoria de Obras de Cooperação (DOC).

Na oportunidade, a comitiva verificou na Companhia de Engenharia Equipamento e Manutenção (CEEM), a estrutura existente no Batalhão é voltada para a manutenção das viaturas e equipamentos do Batalhão, bem como os planos de manutenção que são fielmente empregados neste acervo.

 

Dia do Soldado Comemorando em Conjunto com as Forças Auxiliares 

25 de agosto de 2018

 

Integração com as forças de Segurança

Lages (SC), o 1º Batalhão Ferroviário (1º BFv), Comemorou no último dia 24 de agosto, o Dia do Soldado. A solenidade aconteceu no Pátio de Formaturas “Gen RODRIGO OCTÁVIO”, com a presença de autoridades locais e de familiares dos recrutas que vieram prestigiar o Juramento à Bandeira.

Estiveram presentes também, em forma, integrantes do 6º Batalhão de Polícia Militar, 5º Batalhão de Bombeiros Militar, 1ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, 5ª Cia de Aviação da Polícia Militar e Esquadrão de Policiamento Montado da Polícia Militar, ambos sediados em Lages.

Mesmo com mau tempo, a solenidade foi muito prestigiada, e contou ainda com condecoração de militares e entrega de Diplomas de Colaborador Emérito do Exército e de Amigo do Batalhão, aos senhores Germano Emílio Punrhagen e Marciano Pereira, respectivamente. O 1º BFv, mantem grande influência na sociedade lageana e na Serra Catarinense, fazendo com que os laços institucionais sejam muito estreitos, o que proporcionou esta integração durante as comemoraçoes do Dia do Soldado.

 

 

 

 

  

 

 

 

 images/2018/agosto/dia_do_soldado/f18.jpg

 

 

1º Batalhão Ferroviário Comemora Semana do Soldado com Ação Cívico Social (ACISO)

22 de agosto de 2018

Lages (SC), 1º Batalhão Ferroviário (1º BFv), comemora a Semana do Soldado com um ACISO na Escola de Educação Básica Mutirão, localizada no Bairro Habitação, na cidade de Lages.

A presença do Exército Brasileiro junto a comunidade, por intermédio do 1º BFv, aproxima a sociedade do Soldado de Caxias, e faz com que conheçam o seu Exército. Durante o todo o dia 23 de agosto, foram realizados atendimentos médicos e odontológicos para cerca de 300 crianças do maternal ao ensino fundamental. Também foi disponibilizado uma exposição de material e oficina de pintura facial e pintura em papel, destacando a figura para colorir, do Recrutinha, que também foi exibido em desenho animado.

A recepção aos militares na Escola Mutirão, foi muito festejada, pois além do trabalho assistencial realizado, o contato da população com os soldados é sempre motivo de alegria e admiração, pela postura e disciplina que é muito observada, principalmente pelos estudante.

 

 

 

 

  

 

 


 

Comandante do 1º B Fv Concede Entrevista à Radio Clube de Lages (SC)

22 de agosto de 2018

 

O Comandante do 1º Batalhão Ferroviário, concedeu na tarde do dia 22 de agosto de 2018, entrevista à Rádio Clube FM.

Foram abordados assuntos sobre os trabalhos que o Batalhão vem realizando e também, sobre as comemorações alusivas ao Dia do Soldado qua acontecem na semana de 20 a 24 de agosto de 2018.

 

 

 

 

1º Batalhão Ferroviário Recebe Doação de Acervo da 2° Guerra Mundial

21 de agosto de 2018

Na tarde do dia 21 de agosto de 2018, estiveram em visita ao Comando do 1º B Fv, os Senhores Marcelo Kowalski, Armando Castro e o Pastor Jeferson. A visita teve por finalidade, repassar ao 1º B Fv, para que fique eternizado no Museu Ferroviário, o acervo de documentos e medalhas do Senhor Ten JOÃO BATISTA KOWALSKI - Ex Combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

O acervo conta com condecorações (medalhas) e documentos que relatam a sua trajetória nos campos da Itália durante a 2ª Guerra Mundial. Para os integrantes do Batalhão é uma honra poder incluir no acervo do Museu Ferroviário um pouco da história desse herói de guerra que lutou pela paz mundial. Certamente a liberdade que vivemos hoje só foi possível com o esforço e com o sangue desses milhares de heróis, que como o Ten JOÃO BATISTA KOWALSKI, abdicaram de sua juventude e de sua família para atravessar o Atlântico numa viagem incerta e cheia de surpresas, mas que culminou com o V da Vitória.

O Comando do 1º B Fv, agradece imensamente a Família Kowalski, pelo privilégio de poder contar com este valoroso acervo junto ao Museu Ferroviário.

 


1º Batalhão Ferroviário Participa de Exposição com Museu Ferroviário na Estação Ferroviário de Lages

11, 12, 15, 18, e 19 de agosto de 2018

 

Preservação da Memória Ferroviária

Lages (SC), 1º Batalhão Ferroviário (1º BFv), participou nos dias 11, 12, 15, 18 e 19 de agosto, em parceria com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e a Prefeitura de Lages (SC), de um evento que teve por finalidade a preservação da Memória Ferroviária. Durante esses dias aconteceram passeios de Maria Fumaça e exposição do Espaço Cultural Museu Ferroviário, nas dependências da Estação Ferroviária de Lages.

A Maria Fumaça, raramente vista pela polupação, desperta interesse até nos mais experientes, pois é símbolo de uma época em que ainda se utilizava esse meio de transporte entre as cidades. Para as crianças foi uma oportunidade de conhecer a magia do trem, com seu apito e o barulho característico, ficando encantadas com a oportunidade de estar no trem e desfrutar do passeio. O deslocamento da Maria Fumaça ocorreu da Estação Ferroviária de Lages, até a Estação Ferroviária de Escurinho, localidade de Coxília Rica, distante 36 quilômetros de Lages, pela Ferrovia do Tronco Principal Sul (TPS), que foi construída pela Engenharia Militar e inaugurada em dezembro de 1968.

A exposição do Museu Ferroviário trouxe um pouco da memória dos Antigos Ferroviários e seus feitos durante a construção doTPS. Foram expostos vídeos, banners e peças utilizadas durante a construção da ferrovia. Para o 1º BFv., poder levar ao público externo um pouco de sua história, que foi construida em sua maioria por trilhos é muito gratificante, ainda mais neste ano em que a Ferrovia do Tronco Principal Sul (TPS), completa 50 anos de existência e da junção dos trilhos que vieram do norte, com os trilhos que partiram do sul, unindo-se no dia 28 de dezembro de 1968, em local situado no Vale do Rio Pelotas, 45 quilômetros ao sul de Lages.

 

 

  

  

  

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formatura de Promoção de Graduados
17 de agosto de 2018

 

Aconteceu no dia 17 de agosto de 2018, no Pátio de Formaturas “General Rodrigo Otávio”, a solenidade de promoção de graduados. Na oportunidade, foram promovidos a graduação de cabo os seguintes Soldados: Gleber, Dener, Henriqueta, Furlan, Nascimento e Matheus Lucas. Os promovidos receberam os cumprimentos do Comandante do Batalhão e de seus familiares que vieram prestigiar a formatura.

Na mesma solenidade, foram cumprimentados os integrantes do Quadro de Engenheiros Militares, O 1º Ten Parente e o Al IME Caracas, pela passagem de seu dia que foi comemorado em 3 de agosto, e também, os Subtenentes Alber e Bremenkamp, pela conclusão do Curso de Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais (CH QAO).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Programa de Auditoria em Segurança Alimentar
 

 

O 1º Batalhão Ferroviário recebeu no dia 14 de agosto de 2018 a visita de inspeção do Cap Machado, acompanhado do 1º Ten Ordonez e da 3º Sgt Neves, afim de inspecionar todas as áreas do setor de aprovisionamento da OM.

O Programa de Auditoria em Segurança Alimentar (PASA) é um conjunto de medidas que visa melhorar a atividade de alimentação na Força Terrestre através da padronização dos procedimentos e da verificação das oportunidades de melhoria na gestão dos processos sobre o Sistema de Alimentação e a aplicação das Boas Práticas de Fabricação com vistas a Certificação.

 

 

1° Batalhão Ferroviário da início a Seleção do Novo Contingente para 2019
13 de agosto de 2018

Lages SC, 1º Batalhão Ferroviário (1º BFv), na semana de 13 a 17 de agosto, deu início aos trabalhos da Comissão de Seleção Inicial conforme determina o calendário do Serviço Militar Obrigatório, com vistas a seleção dos jovens que irão integrar o efetivo de 2019.

Ao completar 18 anos, é dever de todo o cidadão brasileiro alistar-se para prestar o serviço militar obrigatório e ficar em dia com as suas obrigações, junto ao país. O processo de Seleção estende-se até fevereiro de 2019, quando serão definidos de acordo com a seleção e o número de vagas existentes no Batalhão, os novos integrantes do 1º BFv., que passarão a prestar o Serviço Militar pelo período de um ano, aproximadamente.

 

 

 

Fim do conteúdo da página