Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Notícias Anteriores

Novembro

Acessos: 5790

 Militares do 1° Batalhão Ferroviário participam do2° Unlimited Race Endorphhine

30 de novembro de 2018

 

Os militares 1° Ten VICTOR RIBEIRO, 2° Ten RAMON TELES, CB SCHNEIDER, CB SENEM, SD HILMANN, SD OTAVIO ANTUNES, SD KAUAN,SD JOSE VINICIUS e SD MADRUGA, do 1º Batalhão Ferroviário (1º BFv), participaram do 2° Unlimited Race Endorphhine realizado no Sítio Pedras Brancas, interior de Lages (SC), Serra Catarinense. O Desafio é uma corrida trail com obstáculos militares conhecida internacionalmente. É promovida pela Empresa Endorphhine de lages (SC), realizada nas categorias individual, duplas e quartetos com um percurso 8 quilômetros, sendo 26 obstáculos distribuídos pelo percurso, em ambiente em meio a natureza e com características montanhosas. Os militares se consagraram campeões na categoria dupla e quarteto e também com a 2° colocação do quarteto. A participação dos militares no Unlimited Race destaca o 1º BFv. demonstrando força de vontade e comprometimento com o esporte e com a instituição que representam, servindo de exemplo aos demais e ratificando que o preparo constante e a disciplina, mantém o militar sempre pronto para vencer qualquer adversidade.

 

 

 

 

 

Despedida de Militar

  30 de novembro de 2018

 

Aconteceu no dia 30 de novembro de 2018, no Auditório do 1º Batalhão Ferroviário, a cerimônia de despedida do Cap DAVI MARTINS CHAGAS, por motivo de sua transferência para a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais na cidade do Rio de Janeiro/RJ.

Na ocasião, o Ten Cel CLEBER - Comandante do 1º BFv fez uso da palavra, ressaltando o excelente trabalho do Cap DAVI MARTINS CHAGAS, e logo após, entregou-lhe a referência elogiosa e a lembrança do batalhão.

 

  

 

 

1º Batalhão Ferroviário, Comemora Quarenta Anos da Inauguração do Viaduto do Exército (V13) 29 de novembro de 2018

 

Lages (SC), o 1º Batalhão Ferroviário (1º B Fv), no dia 29 de novembro de 2018, comemorou os 40 anos da inauguração do Viaduto do Exército (V 13). Localizado no município de Vespasiano Correa (RS), na Ferrovia do Trigo (EF 491), ligando Passo Fundo (RS) a Roca Sales (RS). Símbolo de grandeza e orgulho para a Engenharia Militar Brasileira, foi Inaugurado em 29 agosto de 1978, possuindo as dimensões de 143 metros de altura e 509 metros de extensão, à época de sua construção, figurava como o segundo viaduto ferroviário mais alto do mundo e o primeiro das Américas.

A Ferrovia do Trigo possibilitou a ligação por trilhos do noroeste gaúcho com a Ferrovia do Tronco Principal Sul (TPS), viabilizando o escoamento da produção agrícola de soja e trigo, que naquela região apresenta-se em larga escala. Para que isto fosse possível, o Vale do Taquarí teria que ser vencido pelos engenheiros do 1º Batalhão Ferroviário, sendo que a obra de mais difícil execução seria o Viaduto do Exército (V 13). A construção de viadutos ferroviários dessa envergadura ainda era novidade no Brasil. Tecnologias tiveram que ser buscadas ao redor do mundo para que fosse possível a execução dessa magnífica obra. Após a conclusão do projeto que passou por experimentos com maquetes em túneis de vento no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e outros diversos testes de resistência, em meados de 1974, teve início a sua construção. É imensurável a quantidade de ferro e concreto empregado no V 13. Somado a isso, está o esforço do Exército Brasileiro, por intermédio do 1º B Fv, na realização dessa obra, que possui proporções faraônicas e trouxe um novo rumo para a Engenharia Militar, pois possibilitou adestrar seus homens, dentro de tecnologias que até o momento eram distantes de nós, possibilitando um enorme avanço na construção de viadutos ferroviários no Brasil.

Utilizando o processo de formas deslizantes na construção dos pilares, e de treliças no tabuleiro, esta obra exigiu mais que capacidade técnica dos engenheiros do batalhão, foi necessário muita coragem e abnegação que, num esforço conjunto, colocou a Engenharia Militar Brasileira na vanguarda das construções de viadutos ferroviários desse vulto a nível mundial. Ao completar quarenta anos, o V 13 ainda vislumbra dessa grandeza, integrando a paisagem natural do Vale do Taquari, é motivo de muita admiração pelos turistas que frequentam o local.

A comemoração de seus 40 anos, teve a presença de ex-integrantes do batalhão que participaram daquele momento ímpar de sua história, sendo imperioso destacar o espanto de um dos que lá chegaram e se depararam com a magnitude da obra que teriam que construir, manifestando-se dessa forma “Tomamos um susto quando fomos percorrer aquele trecho da estrada para reconhecimento à margem do Rio Guaporé, olhamos lá para cima, onde já havia dois túneis no entorno do vale, indicando a necessidade ali, de um viaduto. Foi difícil imaginar um trem passando naquela altura” General de Brigada R/1 Álvaro Nereu Klaus Calazans, à época Cap Calazans (engenheiro), que mais tarde, veio a comandar o 1º B Fv.

Para o 1º Batalhão Ferroviário, manter viva a chama de sua história e o legado dos engenheiros de ontem, é motivo orgulho, pois, idos 163 anos de sua criação, o “Ferrinho”, como é carinhosamente chamado por seus integrantes, orgulha-se do passado de glórias e realizações, projetando seu nome no cenário nacional, por participar ativamente do desenvolvimento da Região Sul do Brasil, sendo o V 13, um farol para os novos desafios impostos ao Batalhão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formatura Alusiva a Intentona Comunista e Despedida de Militar Transferido27 de novembro de 2018

 

Foi realizado no dia 27 de novembro de 2018, a formatura referente a Intentona Comunista, fato histórico ocorrido em 1935, que assombrou o Brasil com a tentativa fracassada de implantarem no ceio de nossa Pátria, a ideologia comunista. O Comandante do Batalhão leu a Ordem do Dia alusiva a data. Na sequência, foram apresentadas as despedidas ao 1º Sgt Jaime Ferreira Jacinto, transferido para o 2º Grupamento de Engenharia – Manaus (AM). Na oportunidade o Comandante do Batalhão cumprimentou também, os Oficias Integrantes do Quadro Auxiliar de Oficias (QAO) que tiveram seu dia comemorado em 24 de novembro.

 

 

 

1°B Fv Realiza Leilão de bens inservíveis

27 de Novembro de 2018

 

Aconteceu no dia 27 de novembro de 2018, um leilão de bens inservíveis. Foram leiloados 22 lotes que compunham equipamentos, viaturas e materiais que estavam em desuso. O leilão foi realizado no Ginásio de Esportes da OM e teve a participação de diveros interessados que arremataram a maioria dos lotes.

O leilão tem por finalidade se desfazer, na forma da lei, dos bens inservíveis ao Batalhão e a captação de recursos para auxiliar na aquisição de novos equipamentos e viaturas.


 

  

  

  

  

 

 

 

Alunos do colégio Santa Rosa realizam trabalho voluntário do Museu Ferroviário

27 de Novembro de 2018

 

Durante o mês de novembro de 2018, os alunos Thaynan Valdeci Teixeira, Pedro Augusto Vieira Macedo e Alfredo Concer Arruda Correa, ambos do Colégio Santa Rosa, que cursam o 2º Ano do Ensino Médio, desenvolveram trabalho voluntário no Museu Ferroviário. A atividade faz parte do calendário de aprendizagem do Colégio nos termos da Lei 9.608/98, Art. 1º, e tem por finalidade, objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência à pessoa.

Durante a realização do trabalho voluntário, os alunos auxiliaram na recepção de visitantes, na manutenção dos objetos expostos e também receberam instruções sobre a organização e manutenção de museus.

           A participação dos alunos junto ao Museu Ferroviário, foi de grande importância, pois além de servir de meio para auxiliar na formação desses jovens, ainda contribui para a divulgação do trabalho do Exército Brasileiro, por intermédio do 1º B Fv, junto a comunidade estudantil. Ao final, o Comandante do Batalhão passou às mãos dos alunos, um diploma de agradecimento pelo trabalho prestado ao Museu Ferroviário.


 

  

  

 

 

 

Dia do Músico foi Comemorado pela Fanfarra  do 1°B Fv 

22 de Novembro de 2018

 

O 1º Batalhão Ferroviário possui uma fanfarra para abrilhantar as formaturas e solenidades realizadas na Unidade. O 3º Sgt Henrique, mestre da fanfarra, há vários anos vem coordenando aos trabalhos e formando novos integrantes, que em sua maioria, são militares do Batalhão e servidores civis. A fanfarra conta ainda, com civis voluntários, integrantes da comunidade lageana.

----No dia 22 de novembro é comemorado o Dia do Músico, e para marcar essa data, foi realizado um almoço festivo com os seus integrantes que compareceram em massa e puderam se confraternizar. Para o 1º B Fv, é uma grande satisfação poder contar com este trabalho que dá um brilho todo especial às solenidades da OM.


 

  

  

 

1° Batalhão Ferroviário Celebra a Páscoa dos Militares 

23 de Novembro de 2018

 

No dia 22 de novembro de 2018, o 1º Batalhão Ferroviário realizou a Páscoa dos Militares. Na oportunidade, o Bispo Diocesano de Lages (SC), Dom Guilherme Antônio Werlang, presidiu e celebrou a missa católica alusiva a data.

----A Páscoa dos Militares está prevista no calendário oficial das Forças Armadas, o evento é realizado fora de época, fazendo alusão aos militares que, no período da Páscoa, estavam envolvidos em missões longe de casa ou escalados para serviços e, por isso, não puderam participar das celebrações religiosas. Desta forma, a Páscoa dos Militares preserva a história do final da 2ª Guerra, quando a Força Expedicionária Brasileira retornou ao Brasil após o período pascal. -

A festividade tem por objetivo estimular o espírito de religiosidade e reafirmar os valores cristãos dos militares. Participaram da celebração, militares e servidores civis do 1º B Fv, além de alguns familiares que vieram prestigiar a cerimônia religiosa.

 

  

  

  

  

  

  

 

Comandante Militar do Sul Visita o 1º Batalhão Ferroviário – Lages (SC)

22 de Novembro de 2018

 

Esteve em visita ao 1º Batalhão Ferroviário, no dia 22 de novembro de 2018, o Comandante Militar do Sul, Gen Ex Geraldo Antônio Miotto, acompanhado de sua comitiva, integrada por Oficiais Generais e demais Oficiais do Comando Militar do Sul (CMS).

Na oportunidade, o Comandante Militar do Sul visitou o Museu Ferroviário e as instalações do Batalhão, logo após, dirigiu a palavra aos Oficiais e as Praças da Unidade. Na sequência, se deslocou para Urubici (SC), onde verificou o andamento das obras de revitalização da estrada de acesso ao Destacamento de Tráfego e Controle do Espaço Aéreo (DTCEA), que está sob a responsabilidade do 1º Batalhão Ferroviário, em convênio com a Força Aérea Brasileira.

O Gen Miotto, realizou também, uma visita ao DTCEA, acompanhado do Cel Av. Marcos Kentaro Adachi, Comandante do CINDACTA II, Curitiba (PR).

 

 

  

  

  

  

  

 

 

Despedida de Militar

14 de novembro de 2018

 

Despediu-se do convívio do 1º Batalhão Ferroviário, o AL Mateus Caracas Veras, do Instituto Militar de Engenharia (IME). O AL Caracas realizou o Estágio de Corpo de Tropa no Batalhão, de 23 de julho de 2018 a 14 de novembro de 2018. Cursando o 3º ano de Engenharia de Fortificações no IME, veio ao Batalhão para vivenciar a rotina de uma OM de construção. Durante o estágio, participou de uma Operação de Construção no Campo de Instrução de Marechal Hermes em três Barras (SC), onde auxiliou na estruturação de um pelotão de enganhria de construção, com a finalidade de revitalizar a estrada de acesso ao local onde será construído um Polígono de Tiro para os Blindados Leopard.

 

f1

 


 

6º Batalhão de Comunicações, Inaugura Memorial em Homenagem ao 1º Batalhão Ferroviário

13 de novembro de 2018

 

 

Bento Gonçalves (RS), 6º Batalhão de Comunicações (6º B COM). Em solenidade comemorativa aos 43 anos de criação do 6º B COM, realizada no dia 13 de novembro de 2018, em Bento Gonçalves (RS), Presidida pelo Comandante de 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, de Pelotas (RS), Gen Bda Ernesto de Lima Gil, foi inaugurado o Memorial em homenagem ao 1º Batalhão Ferroviário que esteve sediado em Bento Gonçalves de 1943 à março de 1971. A chagada do 1º B Fv na Serra Gaúcha marcou a presença do Exército Brasileiro nequela região, participando efetivamente do seu desenvolvimento. Durante o período em que esteve lá sediado, o 1º B Fv trabalhou na construção do Tronco Principal Sul (TPS), Ferrovia que liga o Sul ao Centro-Oeste brasileiro. Construiu também um ramal ferroviário, estabelecendo a ligação, por trilhos entre o município de Bento Gonçalves e a Ferrovia do Tronco Principal Sul (TPS).

Este cenário marcante na história do 1º B Fv, e a capacidade de trabalho do povo de Bento Gonçalves, permitiu, à época que o desenvolvimento chegasse mais cedo, celendo uma amizade eterna entre o 1º Batalhão Ferroviário e a comunidade, que ainda hoje tem orgulho de ter abrigado o 1º B Fv em seu município.

A solenidade foi prestigiada pelo Gen Bda da Reserva, Alvaro Nereu Klaus Calazans, antigo Comandante do 1º B Fv, que também serviu no Batalhão, no posto de tenente, quando ainda estava sediado em Bento Gonçalves, até a sua transferência para o Município de Lages (SC), em março de 1971. Estiveram presentes, antigos integrantes do 1º B Fv, em sua maioria, Servidores Civis aposentados que trabalharam no Batalhão nas decadas de 1950 e 1960.

 

  

 

  

 

 

1° Batalhão Ferroviário Executa Obras no Campo de Instrução de Marechal Hermes em Santa Catarina

12 de Novembro de 2018

 

Construindo para o Exército

Lages (SC), 1º Batalhão Ferroviário (1º B Fv). O Batalhão está executando melhorias na estrada de acesso ao Campo de Instrução de Marechal Hermes em Três Barras (SC). A obra compreende o patrolamento da via, colocação de material pétreo e execução da drenagem, possibilitando o deslocamento ao Polígono de Tiro que será construído naquele Campo de instrução e que servirá de plataforma para o Blindado Leopard. Os trabalhos tiveram início no mês de agosto e já estão em fase avançada, devendo serem concluídos ainda este ano.

 

 

 

 

 

 

Alunos do Centro de Instrução de Engenharia (C I Eng) Araguarí (MG), Visitaram o 1º B Fv

5 a 9 de Novembro de 2018

 

 

Na semana de 5 a 9 de novembro de 2018, alunos do Centro de Instrução de Engenharia (C I Eng) Araguarí (MG), visitaram o 1º B Fv. Após as boas vindas do Comandante do Batalhão, os alunos conheceram as instalações da Unidade, em especial o Museu Ferroviário. Na sequência, se deslocaram para o Destacamento Morro da Igreja, onde puderam vivenciar os trabalhos realizados pelo 1º B Fv, na revitalização da estrada de acesso ao Destacamento de Tráfego e Controle do Espaço Aéreo ( DT CEA), obra conveniada com a Força Aérea Brasileira.

f1

 

 

 

 

 

Dia do Servidor Público é Comemorado no 1º B Fv

1 de novembro de 2018

No dia 1º de novembro de 2018, foi comerorado no 1º Batalhão Ferroviário o dia do Servidor Público, onde foram entregues referências elogiosas aos Servidores Civis que deixaram o serviço ativo em 2018, inaugurado o retrato do Servidor Civil destaque, que em 2018, foi o Senhor Ernesto Oliveira. Na sequência das comeroções, os Servidores Civis e seus familiares participaram de almoço no Clube de Oficias do 1º B Fv.

A presença de Servidores Civis nos quadros da Engenharia Militar, remonta do império. Desde então, vem contribuindo significativamente com a Arma de Engenharia, atuando nas áreas administrativas, artífices, operadores de equipamentos e motorista de viaturas. O passado recente da história do Batalhão, escrita principalmente por trilhos, mostra a inestimável contribuição dos Servidores Civis no desenvolvimento do país, junto ao Exército Brasileiro.

f1

 

 

 

  

  

Fim do conteúdo da página