Fevereiro
JANTAR DE RECEPÇÃO AOS NOVOS MILITARES E FAMILIARES
27 de fevereiro de 2016
|
Foi realizado no dia 27 de fevereiro de 2016, no Clube dos Oficiais, o JANTAR DE RECEPÇÃO aos novos Militares e familiares, integrantes do 1º Batalhão Ferroviário.
Na ocasião, foram apresentados os novos integrantes da "Família Ferrinho", com as palavras de boas vindas e os cumprimentos do Ten Cel TOMAZ e sua digníssima esposa Sra. EDNA CRISTINA.
Fotos do evento
Fotos: Ten Wilbert e Sgt André - arquivo Sec Com Soc / 1º BFV
CAMPANHA DE COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTIAções Realizadas |
O Exército Brasileiro participou do esforço nacional de combate ao mosquito AEDES AEGYPTI desde dezembro de 2015 e, devido ao crescente aumento de casos de Dengue, Chikungunya e Microcefalia, intensificou suas ações. A Força Terrestre, valendo-se da credibilidade e da confiança nela depositadas pela sociedade, de sua capilaridade, flexibilidade e prontidão, empregou todo o pessoal e o material disponível, no intuito de contribuir, de forma efetiva, no momento de grande comoção da população.
Primeira Fase
Numa primeira fase, foi realizado no período de 29 de janeiro a 4 de fevereiro de 2016, um MUTIRÃO LIMPEZA, em que todas as Organizações Militares, em suas áreas de responsabilidade. Foram desenvolvidas atividades de manutenção e limpeza, empregando todos os militares disponíveis, com a finalidade de eliminar os possíveis focos do mosquito.
Segunda Fase
Na segunda fase da Campanha, foi realizado no dia 13 de fevereiro de 2016 (sábado), O DIA NACIONAL DE ESCLARECIMENTO, com o objetivo de realizar um aprofundamento do nível de conscientização quanto à gravidade do problema e ao grau de responsabilidade de todos os cidadãos no combate ao mosquito.
Na cidade de Lages/SC, o 1º Batalhão Ferroviário, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria do Meio Ambiente, empregou 220 Militares, 13 Agentes de Saúde e 12 Agentes da Dengue, realizando ações nos bairros São Luiz, Santo Antônio, Centenário e Morro Grande. Do mesmo modo, no município de São Joaquim/SC, foram empregados 140 Militares e 12 Agentes de Saúde daquele município, atuando nos bairros de Madri Paulina, São José, Minuano e Jardim Bandeira.
Terceira Fase
No período de 15 a 19 de fevereiro de 2016, junto à população de áreas urbanas e de maior risco de Lages e São Joaquim, foi desenvolvido o MUTIRÃO DE ERRADICAÇÃO DE FOCOS DE PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO E DESCONTAMINAÇÃO. O Exército foi empregado nesta ação, em apoio às autoridades municipais, para o combate e a erradicação de focos do mosquito.
Quarta Fase
Nesta quarta fase, o Exército integrou uma grande mobilização escolar de orientação, nas redes pública e privada. O objetivo foi o de ampliar a disseminação de informações a respeito da gravidade do problema, dos males causados pelo mosquito, do grau de responsabilidade de cada um dos brasileiros nesta “guerra” e dos procedimentos a serem adotados para cooperar e participar dessa campanha nacional.
Informações / esclarecimentos
Outros esclarecimentos à respeito desta Campanha, poderão ser obtidos junto à Seção de Comunicação Social do 1º Batalhão Ferroviário, por intermédio dos telefones (49) 3251-9539 e (49) 9933-3741, ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Palestras sobre a Campanha
O ciclo de palestras, iniciou no dia 19 de fevereiro de 2016, sendo que a Tenente JOCIANE, Enfermeira do 1º BFv, realizou uma Palestra na Escola Municipal de Educação Básica Professor Trajano, para alunos da 4ª Série do Primário, na faixa etária de 8 à 10 anos, disseminando e orientando os alunos a respeito dos problemas causados pelo mosquito Aedes Aegypti, e com isso, os transforma em propagadores da campanha. Agradecemos a Direção da Escola pelo apoio.
Fotos das Palestras ministradas por militares do 1º BFv em Estabelecimentos de Ensino
Momento do evento: palestra na Escola Professor Trajano (Lages/SC).
Fotos: arquivo Sec Com Soc / 1º BFv