Novembro
Foi realizado no dia 29 de novembro de 2019, a formatura referente a Intentona Comunista, fato histórico ocorrido em 1935, que assombrou o Brasil com a tentativa fracassada de implantarem no ceio de nossa Pátria, a ideologia comunista. Na sequência, o Comandante do Batalhão cumprimentou os Oficiais Integrantes do Quadro Auxiliar de Oficias (QAO) que tiveram seu dia comemorado em 24 de novembro.
O 1º Batalhão Ferroviário participa da campanha de doação de sangue implementada pelo Exército Brasileiro. A iniciativa teve a adesão voluntária de 57 militares que sensibilizados com essa necessidade, compareceram ao Hemocentro de Santa Catarina (HEMOSC) para realizar a doação. O ato de doar sangue, além de contribuir com o sistema de saúde, é também um gesto de amor ao próximo e o 1º BFv, plenamente integrado à Serra Catarinense, em especial a cidade de Lages, não poderia deixar de contribuir com a sociedade nesse aspecto que é vital para salvar vidas.
Esclarecimento: a doação de sangue é um ato totalmente voluntário e pessoal, e qualquer pessoa que preencha as condições de saúde exigidas para tal, pode ser um doador. É importante ressaltar que o processo de doação de sangue, acontece dentro dos mais rígidos padrões de higiene, utilizando materiais esterilizados e totalmente descartáveis. Doar sangue, além de ser um gesto nobre, é também extremamente seguro e livre de contaminações.
No dia de hoje, 26 de novembro de 2019, aconteceu o encerramento do PROFESP (Programa Forças no Esporte). O PROFESP é desenvolvido pelo Ministério da Defesa, visando levar o esporte à comunidade estudantil. Esse ano o PROFESP foi realizado no 1º Batalhão Ferroviário em parceria com a Fundação Carlos Joffre do Amaral (FCJA).
Na solenidade de encerramento, estiveram presentes o Sr. Dr. Roberto Amaral, Presidente do grupo SCC/SBT, Santa Catarina, que juntamente com o Comandante do Batalhão, Cel Cleber Machado Arruda, fizeram a entrega dos certificados, e na sequência, a entrega dos brinquedos aos alunos da escola EMEB Dom Daniel Hostin, participante do projeto em 2019.
Aconteceu no dia 22 de novembro, no Auditório do 1º Batalhão Ferroviário, a cerimônia de despedida do Cap Rodrigo Assunção Barbosa da Silva, por motivo de sua transferência para 5º Batalhão de Engenharia de Construção, em Porto Velho (RO).
Na ocasião, o Comandante do 1º B FV fez uso da palavra, ressaltando o excelente trabalho do militar, e logo após, entregou-lhe uma lembrança do Batalhão.
Dia 19 de novembro, uma data significativa para todos os brasileiros. Símbolo máximo da expressão do povo brasileiro, que nos identifica em qualquer lugar do mundo. Cultuá-la no seu dia é um gesto de amor à Pátria e de respeito às nossas tradições.
O 1º B FV realizou uma solenidade especial. O evento contou com as presenças dos militares da OM e de alunos das escolas EEB Maria Quitéria e EMEB Dom Daniel Hostin. Na oportunidade o Comandante do Batalhão presenteou as escolas com a Bandeira do Brasil.
No dia 15 de novembro, os reservistas da turma de 1981 retornaram a caserna para matar a saudade.
Na oportunidade visitaram o nosso Museu Ferroviário.
Foi realizada no período de 5 a 7 de novembro a Operação Rastilho V. A Seção de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC) do 1º B FV atuou nas cidades de Siderópolis (SC) e Treviso (SC), inspecionando quatro paióis de explosivos. Durante a fiscalização não foram encontradas irregularidades.
Aconteceu no dia 14 de novembro, no Auditório do 1º Batalhão Ferroviário, a cerimônia de despedida do 3º Sgt Rômulo Pereira Rodrigues, por motivo de sua transferência para 3º Centro de Geoinformação em Olinda (PE)
Na ocasião, o Sub Comandante do 1º B Fv fez uso da palavra, ressaltando o excelente trabalho do militar, e logo após, entregou-lhe uma lembrança do Batalhão.
Aconteceu no dia 08 de novembro, no Auditório do 1º Batalhão Ferroviário, a cerimônia de despedida do Cap Gabriel Kapinski, por motivo de sua nomeação para o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), no Rio de Janeiro (RJ)
Na ocasião, o Comandante do 1º B Fv fez uso da palavra, ressaltando o excelente trabalho do militar, e logo após, entregou-lhe uma lembrança do Batalhão.
No dia 1º de novembro, foi comemorado no 1º Batalhão Ferroviário o dia do Servidor Público, com uma formatura geral da tropa e a inauguração do retrato do Servidor Civil destaque, que em 2019, foi o Senhor Antonio Rodrigues.
A presença de Servidores Civis nos quadros da Engenharia Militar, remonta do império. Desde então, vem contribuindo significativamente com a Arma de Engenharia, atuando nas áreas administrativas, artífices, operadores de equipamentos e motorista de viaturas. O passado recente da história do Batalhão, escrita principalmente por trilhos, mostra a inestimável contribuição dos Servidores Civis no desenvolvimento do país, junto ao Exército Brasileiro.