Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

janeiro

Acessos: 1942

.

 

 

.

Cerimônia marca Passagem de Comando do 1º Batalhão Ferroviário

Na noite de quinta-feira, dia 13 de janeiro de 2022, ocorreu a transmissão do cargo de Comandante do 1º Batalhão Ferroviário, do Coronel de Engenharia Anderson Soares do Carmo para o Tenente-Coronel de Engenharia Paulo da Silva Nogueira, no pátio de formaturas da Unidade em Lages-SC.

Após a solenidade de inauguração do retrato na Galeria dos Antigos Comandantes e entrega do Distintivo de Comando, ocorreu a formatura de transmissão do cargo e desfile da tropa. Os eventos contaram com presença de autoridades civis e militares, amigos e familiares e foram presididos pelo Comadante da 5ª Divisão de Exército, General de Divisão, Fábio Benvenutti Castro, e conduzidas pelo Coronel Helton Fernandes de Andrade, representando o Comandante do 4º Grupamento de Engenharia, Coronel Fábio Batista Bogoni.

Ao passar o comando do 1º Batalhão Ferroviário, no qual estava desde 17 de janeiro de 2020, o Coronel Anderson foi transferido para o Gabinete do Comadante do Exército, em Brasília.

Antes de assumir o cargo de Comandante do Batalhão, o Tenente-Coronel Nogueira estava servindo em Porto Alegre, no 4º Grupamento de Engenharia, vindo da Assessoria do Colégio Interamericano de Defesa, em Whashington-EUA. Também desempenhou funções como: Monitor de Desminagem Humanitária na Colômbia, Supervisor de Desminagem Humanitária em Honduras e Nicarágua, foi Oficial de Inteligência da Operação Acolhida, em Boa Vista- RO, Oficial de Operações do 1º Grupamento de Engenharia, em João Pessoa- PB, comandou a 1ª Cia de Engenharia de Combate Mecanizada, em São Borja- RS, além de outras funções em Organizações Militares do Exército Brasileiro.

 

 

 

 

 

 

o 1º Batalhão Ferroviário realizou atividade de despedidas e boas-vindas

No dia 11 de janeiro de 2022, o 1º Batalhão Ferroviário realizou atividade de despedidas e boas-vindas a militares transferidos e recém-chegados na Organização Militar. Foram apresentados o Cap Rafael Silveira, oriundo da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (Rio de Janeiro-RJ), a 1º Ten Giovana e o 3º Sgt Álvaro, ambos oriundos do 8º Batalhão de Engenharia de Construção (Santarém - PA), que receberam o distintivo de bolso da OM das mãos do Comandante do Batalhão. Na oportunidade, o 1º Tenente Médico Lucas de Paula e a 1º Tenente Médica Fernanda Lócio, transferidos para o Hospital Central do Exército (Rio de Janeiro-RJ) e a 2º Tenente Dentista Schimitt, transferida para o Hospital da Guarnição de Florianópolis, foram homenageados em agradecimento pela dedicação ao cumprimento dos serviços prestados ao 1º B Fv.

 

 

 

 

Missão cumprida! Soldados do 1º B Fv retornam à vida civil após Serviço Militar.

Nesta sexta-feira, 14 de janeiro, foram licenciados 90 soldados que faziam parte do quadro de militares do 1º Batalhão Ferroviário. Eles foram incorporados em março de 2021 para cumprir o Serviço Militar.

Durante a formatura de licenciamento, o Tenente-Coronel, Nogueira, comandante do Batalhão ressaltou o valor do sentimento de missão cumprida, agradeceu aos jovens brasileiros por dedicarem 10 meses de suas vidas a serviço da Pátria e desejou-lhes sorte.

Ao final da solenidade, os reservistas sairam pelo Portão das Armas pela última vez, já sem seus uniformes, representando o retorno a suas vidas civis Os soldados licenciados agora estão aptos a retornar plenos de bons valores e competência

 

 

 

 

1º Batalhão Ferroviário inicia seleção complementar de recrutas

Começou hoje no 1º Batalhão Ferroviário a Seleção Complementar dos jovens que se alistaram para prestação do Serviço Militar Obrigatório, no Exército Brasileiro. Até o dia 28 de fevereiro, 822 jovens da Serra Catarinense, residentes em cidades como: Lages, Otacílio Costa, São Joaquim, Correia Pinto, Urupema e Bocaina, deverão se apresentar para tomar conhecimento da designação e realização da Seleção Complementar. Essa é a última fase do Alistamento Militar dos jovens que iniciaram o processo em 2021.

Durante essa etapa, serão realizados exames médico-odontológicos e entrevistas socioculturais, visando melhor seleção dos Recursos Humanos, dentro das necessidades da Organização Militar. Serão analisados o vigor físico, a capacidade analítica, nível de informação e formação cultural de cada conscrito. Além disso, também serão considerados, aspectos culturais, psicológicos e morais. A incorporação dos conscritos da turma de 2022 está prevista para o dia 01 de março, quando terá início a Instrução individual Básica, prevista com a duração de três meses. Nessa fase, o recruta inicia a formação de soldado e aprende tudo sobre a vida no quartel, onde deve permanecer executando atividades de qualificação por 12 meses.

O brasileiro que não se apresentar, será considerado refratário. Quem estiver em débito com o Serviço Militar não poderá:

obter passaporte ou prorrogação de sua validade; ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada; assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;

obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;

inscrever-se em concurso para provimento de cargo público; exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.

Mais informações podem ser adquiriras na Junta Militar ou pelo site: alistamento.eb.mil.br


 

 

 

Museu Ferroviário reúne Família Militar para marcar o início do ano de instruções do 1º BFv

Militares e seus familiares puderam conhecer os espaços do Museu Ferroviário, numa verdadeira viagem ao tempo. Uma oportunidade para os adultos aprimorarem conhecimentos e para despertar nas crianças o espírito artístico e científico, além do resgate de brincadeiras. Durante o encontro, os participantes tiveram a opção de pedalar no passeio ciclístico, ouvir as canções da fanfarra, também celebrar ideias e trocar experiências dentro do Museu e no pátio ao ar livre, que contempla o espaço cultural.

A locomotiva Jaguarizinho está entre os destaques do acervo e fez a diversão da garotada, numa volta ao Batalhão que estimulou a imaginação dos pequenos passageiros.

O Museu Ferroviário fica aberto ao público em geral, de segunda a sexta-feira, das 8h00 até as 11h00 e das 13h30 até as 16h00, na Av. Marechal Rondon, nº 200, bairro Conta Dinheiro, em Lages-SC.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página