Destacamento Santa Maria - DESAM
Obras de Revitalização no 29° Batalhão de Infantaria Blindado (29 BIB) |
Lages (SC), o 1º Batalhão Ferroviário (1º B Fv), está executando a revitalização das áreas de estacionamento do 29º BIB, em Santa Maria (RS). Os serviços de engenharia, vão desde a construção de drenagens, pavimentação em concreto e obras complementares. A Guarnição de Santa Maria é o berço dos blindados do Exército Brasileiro, com a modernização desses blindados, viu-se a necessidade de construir, nas unidades que os abrigam, um pavimento com capacidade para suportar o tráfego desses veículos que possuem, em média, peso acima de 40 toneladas,
A modernização da capacidade operacional da nossa Força Terrestre, passa também por obras de engenharia, e o 1º B Fv é perte integrante dessa evolução, realizando obras de infraestrutura capaz de proporcionar condições necessárias para atender essa nova demanda operacional do Exército Brasileiro.
O Prosseguem os Trabalhos de Implantação da pavimentação na 6° Bia AAAp e 4° B Log em Santa Maria RS
|
“O Exército Constrói para o Exército”
Lages (SC) O 1º Batalhão Ferroviário (1º BFv), vem executando obras de implantação da pavimentação na 6ª Bia AAAp e no 4º B Log em Santa Maria (RS). A obra tem por finalidade atender a necessidade daquelas OM. na melhoria dos acessos internos com pavimento rígido (concreto armado).
A obra possibilitará o tráfego dos blindados Gepard 1A2, de 47,5 toneladas. Esses blindados necessitam de pavimento rígido construído em concreto armado para suportar o peso e garantir a durabilidade do pavimento que possui espessura de 20 centrimetros. O trabalhos tiveram início, ainda em dezembro de 2017, com 2.913 metros quadrados de pavimento a serem construídos na 6ª Bia AAAp. Atualmente, encontra-se em fase de conclusão, sendo realizados os tratamentos nas juntas de dilatação do pavimento e serviços de urbanismo. No 4º B Log está prevista a pavimentação de 4.259 metros quadrados em concreto armado. As obras estão na faze de terraplanagem, drenagem e colocação de sub base de brita graduada.
O “Exército Constrói para o Exército”. A modernização da Força, e a aquisição de equipamentos para compor o quadro operacional do Exército Brasileiro, passa por obras de reestruturação e de adaptação. A Engenharia Militar é parte integrande desta transfomação, contribuindo para a nova faze operacional que se consolida, adestrando seus quadros na execução dessas obras.
O Exército Constrói para o Exército |
Lages (SC). O 1º Batalhão Ferroviário está executando obras de engenharia necessárias a implantação de pavimentação, drenagem e obras complementares na 6ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada - 6ª Bia AAAp e no 4º Batalhão Logístico (4º B Log), em Santa Maria – RS.
As Obras iniciaram em novembro de 2017, sendo que na 6ª Bia AAAp., já estão bastante adiantadas com cerca de 71,23% concluídas. Atualmente, as vias internas estão recebendo uma camada de concreto armado. No 4º B Log., a obra estão na fase de regularização do subleito e lançamento de base e sub base com cerca de 11,69 % dos trabalhos executados.
O Exército Constrói para o Exército |
Lages (SC). O 1º Batalhão Ferroviário está executando obras de engenharia necessárias a implantação de pavimentação, drenagem e obras complementares na 6ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada - 6ª Bia AAAp.
Além de melhorar a estrutura da 6ª Bia AAAp, a obra possibilitará o adestramento dos militares do Batalhão, mantendo em nível elevado a capacitação operacional na área de engenharia de construção, em forma permanentemente ajustada à Doutrina Militar Terrestre.
Destacamento Santa Maria - DESAM
|
O 1° Batalhão Ferroviário, Batalhão Benjamin Constat, localizado em Lages/SC, está executando obras de terraplanagem, drenagem e pavimento rígido em concreto armado em Organizações Militares do Comando Militar do Sul em Santa Maria/RS:
- 29° Batalhão de infantaria Blindada
- 6° Batalhão de Artilharia Antiaérea Autopro
pulsada;
- 4° Batalhão Logístico
Todas OMs localizadas em Santa Maria/RS a aproximadamente 531 km de distância do 1° Batalhão Ferroviário.
➣ localização da obra:
Imagem 01: Localização do início da obra
Fonte: Google Maps