Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Fevereiro

Acessos: 1983

 

Formatura marca Dia da Tomada de Monte Castelo, apresentação de militares e baixa do efetivo profissional no 1 º BFv

No dia 26 de fevereiro, o 1º Batalhão Ferroviário realizou uma formatura em comemoração ao Dia da Tomada de Monte Castelo, referência ao licenciamento de cabos e soldados do Efetivo Profissional, e a apresentação de militares. No total, 15 cabos e 43 soldados deixaram as fileiras do Exército Brasileiro com o sentimento de dever cumprido.

Após prestar o serviço militar agora estão aptos a retornar plenos de bons valores e competências para suas atividades civis, na certeza de que adquiriram conhecimentos profissionais e valores morais como patriotismo, disciplina e, acima de tudo, ética, pilares básicos de um cidadão pleno. O ponto alto da formatura foi o tradicional desfile, onde os reservistas romperam marcha transpondo simbolicamente o Portão das Armas pela última vez, aumentando as fileiras da reserva pró-Ativa do Exército Brasileiro.

Entre os militares recém-chegados no Batalhão, foram apresentados para a tropa:

1° TEN MARCELO MANTOVANI CRAVO GUIMARÃES

2° SGT DANIEL PRATES DOS SANTOS

3° SGT GUSTAVO ARIAS AFONSO

3° SGT PAULO VICTOR CAVALCANTE CORREIA

3° SGT MARCUS VINICIUS SILVA DE OLIVEIRA

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

98 Militares Receberam o Certificao de Reservista na 2° Baixa do Efetivo Variável

 

Nesta sexta-feira (19/02) 98 militares receberam o Certificado de Reservista, do 1º Batalhão Ferroviário, passando a compor, nos próximos 5 anos, a reserva mobilizável da Força Terrestre, estando aptos para, em caso de necessidade, serem convocados para atuar na defesa da soberania nacional.

Durante a solenidade o Comandante do Batalhão fez os agradecimentos pelo trabalho realizado pelos jovens soldados, enfatizando que o período que passaram na caserna foi de grande aprendizado. Ao retornarem à vida civil, levarão consigo diversos princípios e valores que serão de grande valia na nova etapa que se inicia.

A solenidade culminou com o desfile da tropa e a saída simbólica pelo Portão das Armas dos soldados licenciados. Esta foi a segunda baixa do Efetivo Variável do 1º Batalhão Ferroviário de Lages.

 

 

 

 

 

DNIT orienta militares do 1° BFv, em Guaíba

 

Representantes do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes – DNIT, visitaram as frentes de trabalho da Operação Guaíba, em Barra do Ribeiro-RS, na última semana, (11/02), para repassar orientações de segurança aos militares do 1º Batalhão Ferroviário de Lages, que atuam, sob coordenação do 4º Gpt de Engenharia, na obra da BR-116. Informações de prevenção relacionadas ao uso de Equipamentos de Proteção Individial - EPIs e Equipamentos de Proteção Coletiva - EPCs foram abordadas, além de medidas de distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos para o controle da pandemia de COVI-19. Também foram entregues cartilhas da gestão ambiental: “O Manual do Trabalhador", com diversas orientações aos militares.

O Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes - DNIT é o principal órgão executor do Ministério dos Transportes. Foi implantado em fevereiro de 2002 para desempenhar as funções relativas à construção, manutenção e operação da infra-estrutura dos segmentos do Sistema Federal de Viação sob administração direta da União nos modais rodoviário, ferroviário e aquaviário.

Está frequentemente atuando na Operação Guaíba – RS, prestando apoio para a equipe do destacamento.

 

 

 

 

 

 

 

Formatura de apresentação, promoção e compromisso marca a sexta-feira no 1º BFv

 

A sexta-feira, (12/02), foi marcada pela formatura do Dia da Sarex – Serviço de Assistência Religiosa, Apresentação de oficiais recém-chegados na Organização Militar, Promoção e Compromisso do 1º Posto de militares do 1º Batalhão Ferroviário de Lages. Durante o evento, o ato alusivo referente ao Dia do Serviço de Assistência Religiosa foi lido, realizada a entrega de divisa ao Cb Cypriano, espada ao 2º Ten Santos e também o juramento de compromisso à bandeira do Brasil feito pelos 2º tenentes promovidos em (25/12/20), 2° Ten Santos, 2º Ten, F. Correa e 2º Ten Pamela Marin.

Já entre os oficiais que se apresentaram na OM: Asp Of Airton de Souza Barcelos, Asp Of Maurício Tonial, 1º Ten Vinícius Dias Jorge, Asp Of G Gomes, Asp Of Wattimo e Asp Lirio, os quais receberam o distintivo de bolso. Em forma, a tropa ainda cantou a Canção da Engenharia, de autoria do General Aurélio de Lyra Tavares e do Cadete Rangel. Após a conclusão de todos os atos, os militares desfilaram em continência ao Comandante do Batalhão.

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página