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Outubro

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INTEGRANTES DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SUBSEÇÃO LAGES – SC VISITAM O 1º B FV

No dia 29 de outubro de 2015, o Comando do Batalhão recebeu a visita do Presidente da OAB/Subseção - Lages-SC e de mais 5 integrante da OAB.

A visita visa estreitar laços institucionais e apresentar aos visitantes, os trabalhos realizados pela OM.

Os visitantes participaram de um almoço no Cassino dos Oficiais, logo após estiveram no Espaço cultural “Museu Ferroviário”, onde puderam observar um pouco da história do Batalhão e a relação com a cidade de Lages-SC.

Estiveram presentes o Dr. MARCELO MENEGOTTO – presidente, Dr. CÉLIO SPAGNOLI tesoureiro, Dr. JEFERSSON RODRIGO OLIVEIRA - Coordenador de Comissões, Dr. SANDRO RIBEIRO – Conselheiro, FABIANO ROSA – Conselheiro e Dr. PAULO ROBERTO FORBICI DOS SANTOS – Conselheiro.

DIA DO SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL

O 1º Batalhão Ferroviário para comemorar o dia do servidor público realizou formatura no dia 28 de outubro, sendo nesta homenageado o servidor civil AIRTON CARLOS NUNES DE CHAVES que recebeu o Diploma de Funcionário destaque do ano de 2015.

O Batalhão possui hoje 142 servidores civis que prestam relevantes serviços ao Exército Brasileiro.

A presença desses profissionais no 1º Batalhão Ferroviário remonta da década de 1930, quando foi instituído pelo então presidente Getúlio Vargas o Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.

No Exército Brasileiro, mais especificamente na Arma de Engenharia esses profissionais ombreiam lado a lado com os Engenheiros nos mais diversos rincões de nossa pátria. Atuando não só na administração, mas em todas as áreas da tecnologia militar, auxiliando e por vezes orientando os militares que são egressos das escolas de formação e que encontram na experiência e no conhecimento dos servidores o amparo e a segurança para bem cumprirem as suas missões.

Servidor civil AIRTON em destaque a frente da tropa.

Servidor civil AIRTON recebendo diploma e comprimentos do Cmt da OM.
CENTRO DE PREPARAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA DE PORTO ALEGRE – RS VISITA 1º B FV

Estiveram em visita de instrução ao 1º B Fv, de 26 à 28 de outubro de 2015, os Alunos do Centro de Preparação de Oficias da Reserva (CPOR) de Porto Alegre-RS.

A visita foi realizada com o objetivo de contribuir com a formação dos futuros Oficiais Temporários do Exército.

Foram proferidas palestras e instruções na Sede do Batalhão e no Destacamento Caminhos da Neve (DECAN) em São Joaquim-SC .

O contato dos alunos com a Engenharia de Construção é primordial, pois otimiza os conhecimentos aprendidos durante o curso de formação e interage o aluno com a tropa e com as atividades de Engenharia de Construção.

Palestra com o Comandante do 1º B Fv.

Instrução no Laboratório de solos.

Instrução na CEEM.

Visita ao DECAN.
OPERAÇÃO PASSO DO SOCORRO

Nos dias 15 e 16 de outubro de 2015, foi realizada a solenidade em comemoração aos 50 anos da Operação Passo do Socorro, na divisa dos Estados do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, às margens da BR 116.

A solenidade iniciou no dia 15 de outubro, com um jantar comemorativo no Clube de Oficiais do 1º B Fv, onde foi exibido um documentário produzido especialmente para o evento.

Na sequência, aconteceu no Passo do Socorro a solenidade, que reuniu Oficiais Generais da Ativa e da reserva, e demais Oficiais integrantes do Batalhão de Engenheiros, Província de São Pedro.

A solenidade marcou os 50 anos da Operação Passo do Socorro, que se traduziu na mais complexa operação de transposição de curso d’água em tempos de paz.

Estiveram presentes os seguintes oficiais Generais da ativa:

Gen Ex JOAQUIM MAIA BRANDÃO JUNIOR – CHEFE DO DEC

Gen Ex ANTÔNIO HAMILTON MARTINS MOURÃO – CMT CMS

Gen Div LUIS FELIPE KRAEMER CARBONELL - CMT 5ª DE

Generais da Reserva:

Gen Div CARLOS PATRÍCIO FREITAS PEREIRA

Gen Div GERALDO SILVINO SOARES DA SILVA

Gen Bda PAULO DORNELES DA SILVA

Gen Bda LUIZ CARLOS TRAVASSOS CALDAS RODRIGUES

Gen Bda DENIVAR ALVER DA CRUZ

A solenidade alusiva aos 50 anos da Operação Passo do Socorro reuniu novamente todos os Batalhões de Engenharia que tiveram participação efetiva no evento, e foi coordenada pelo 4º Grupamento de Engenharia de Construção.

Na oportunidade foi entregue pelo Gen Ex BRANDÃO à Senhora JUSSARA TEREZINHA RODRIGUES SÍRIO, viúva do Soldado JAIME COUTO SÍRIO uma bandeira do Brasil, para homenagear a memória do Soldado SÍRIO e o reconhecimento do Exército Brasileiro à sua família.

Foi proferida a leitura da Ordem do Dia nos seguintes termos:

OPERAÇÃO PASSO DO SOCORRO 18 DE AGOSTO DE 1965

O Rio Pelotas nasce no Parque Nacional de São Joaquim, na Serra Geral, no município de Bom Jardim da Serra, próximo às nascentes do Rio Laranjeiras e do Rio Lava Tudo, a mais de mil metros de altitude, correndo para sudeste. Ao chegar à divisa do Estado de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul depois de 130 km, passa a correr para nordeste. Juntando-se com o Rio Canoas para formar o Rio Uruguai.

A característica desse rio que possui geografia em forma de caixão, é propícia para a formação de grandes corredeiras e de enchentes repentinas.

Tais características, aliadas à força da natureza, levaram o Exército Brasileiro, no ano de 1965 a desencadear a mais complexa operação de transposição de curso d`água da história da Engenharia Militar, em tempos de paz.

A chuva torrencial que assolou as encostas do Rio Pelotas por vários dias trouxe consigo tudo que encontrava pela frente, de forma que a velha ponte, construída na década de trinta e que repousara ao lado da ponte Engenheiro Noronha, recém inaugurada em 21 de novembro de 1962, represou tudo que descia pelo rio, até que não suportou mais a força das águas caudalosas, e as toneladas de entulho que se acumularam por entre os pilares. Aproximadamente às 14 horas do dia 18 de agosto de 1965, a antiga ponte veio abaixo levando consigo a jovem ponte Engenheiro Noronha. Esse desastre isolou o Rio Grande do Sul das demais regiões do país. O caos estava instalado.

O Exército Brasileiro, instituição de suporte do povo brasileiro, mais uma vez não se furtou a enfrentar os desafios que se apresentaram e restabeleceu a ligação rodoviária do Rio Grande do Sul com o Brasil.

Imediatamente, deslocaram-se para a região do Passo do Socorro os Batalhões de Engenharia sediados na Região Sul, iniciando uma intensa operação de guerra. Foram dias, meses de trabalho árduo, envolto de perigos e surpresas, daquela que viria a ser uma das mais belas histórias de amor a Pátria, vivida em tempos de paz.

Os heróis pontoneiros do 6º BE Cmb, à época sediado em Porto Alegre - RS e dos 2º e 3º Batalhões Rodoviários, de Lages -SC e Vacaria - RS, respectivamente, lançaram-se numa jornada exaustiva de trabalho incessante e montaram sobre o leito do rio, uma ponte de equipagem flutuante B4A1, e em poucos dias o tráfego foi normalizado. Mas foi por pouco tempo.

Mais um vez a natureza os surpreendeu e com uma força inexplicável, fez com que as águas do Rio Pelotas novamente subissem, levando rio abaixo a ponte B4A1, recém lançada.

Esta operação reservou aos pontoneiros do 6º BECmb um triste desfecho, antes fosse só o material de ponte que se perdera com a nova cheia do rio. Durante a montagem da Equipagem Flutuante B4A1, o rio Pelotas cobrou seu tributo implacável, ceifando a vida do valente Soldado JAIME COUTO SÍRIO, que pereceu afogado enquanto realizava a travessia do rio para a colocação de um cabo de aço de margem a margem. Esse lamentável episódio marcou para sempre, na memória de seus companheiros, que viam no Sd SÍRIO, um jovem alegre e cheio de vida, e em suas mentes ficou gravada a célebre frase; “FILHO, SE À PATRIA TUDO DESTES...FIZESTES O QUE DEVÍEIS.

A situação se agravara. Juntaram-se aos batalhões que operavam no Passo do Socorro, o 3º BECmb de Cachoeira do Sul e 5º BECmb de Porto União e, ignorando o frio intenso e a chuva, iniciaram a montagem de mais duas pontes flutuantes, o que foi realizado em poucos dias e o tráfego novamente foi normalizado na rodovia.

A Engenharia, no seu mister de combater o bom combate, prevenindo-se de novos infortúnios, lançou no Passo do Socorro, uma ponte Bailey, sobre os pilares da Ponte Engenheiro Noronha, permanecendo no teatro de operações até setembro de 1966, quando a Ponte definitiva, que recebeu a denominação de Ponte Presidente Castelo Branco foi entregue ao tráfego na BR 116 e a situação foi normalizada.

O monumento aos heróis do Passo do Socorro, que hora se inaugura, é composto de um meio pontão, com a proa voltada para a montante do rio Pelotas, simbolizando a resistência à turbulência das águas, debruçado sobre rochas basálticas que representam os obstáculos encontrados pelos engenheiros, que em poucos dias tiveram que vencê-los e construir os acessos à cabeceira da ponte flutuante. E homenageia não somente todos aqueles que viveram tão difícil situação como resgata a memória do valente pontoneiro, Soldado JAIME COUTO SÍRIO, que pereceu afogado nas águas do rio Pelotas no cumprimento da sua missão.

Daquele tempo restaram as lembranças e o sentimento do dever cumprido consubstanciado no relato do então Cap REY, à época servindo no 6° BECmb, ao retornar para seu lar:

“O CONFORTO SEMPRE FOI QUE, AFINAL, CUMPRIMOS COM O NOSSO DEVER. A OBRA HAVIA SIDO CONCRETIZADA. POR UM TEMPO FUGIDIO, É VERDADE, MAS HAVIA SIDO CONCLUIDA. A NATUREZA HAVIA MANIFESTADO O SEU PODER, A SUA PUJANÇA, A SUA AUTONOMIA E NÓS FOMOS PARTICIPANTES DESSA DEMOSNTRAÇÃO DE GRANDEZA”.

Exmº Sr Gen Ex Brandão Ch DEC, acompanhado do Exmº Sr Gen Ex Mourão Cmt CMS, Exmº Sr Gen Div Carbonell Cmt 5ª DE, Generais da Reserva do Batalhão de Engenheiros e demais Autoridades.

Entrega da Bandeira Nacional para Srª Jussara Rodrigues Sírio, viúva do Sd Jaime Couto Sírio, que perdeu a vida na implantação da ponte.

Formatura em comemoração aos 50 anos da Operação Passo do Socorro, inauguração do Monumento Histórico.

Autoridades e convidados a bordo da Portada, desfile de botes com as bandeiras dos Batalhões de Engenharia que participaram da Operação.
PASSAGEM PARA A RESERVA

Despediu-se em 08 de outubro de 2015 do convívio do 1º Batalhão Ferroviário e de seus integrantes o 2º Sgt do Quadro Especial NELSON ALBERTO LUCKMANN.

O 2º Sgt LUCKMANN incorporou nas fileiras do Exército, em 04 de fevereiro de 1988, na Companhia de Comando de Apoio do 1º Batalhão Ferroviário.

O 1º Batalhão Ferroviário e seus integrantes se despedem desse companheiro com um sentimento de perda, pois os mais de 30 anos de excelentes e relevantes trabalhos desenvolvidos durante sua valorosa carreira foram de grande aproveitamento para o Batalhão e para o Exército Brasileiro. Contribuiu muito com a sua experiência e dedicação, conduzindo de maneira sempre correta todas as missões realizadas, além das amizades conquistadas que ficarão para sempre.

A esse bravo companheiro o fraterno abraço do 1º Batalhão Ferroviário e de seus integrantes.

2º Sgt Luckmann durante formatura de despedida.

Entrega da lembrança do 1º B Fv.
ESTÁGIO TÉCNICO DE ATIVIDADES DE CONSTRUÇÃO

O 1º B Fv recebeu entre os dias 30 de setembro a 07 de outubro de 2015, militares que realizam o curso de atividades técnicas de engenharia no Centro de Instrução de Engenharia de Construção - Araquari MG.

Na oportunidade os alunos visitaram as instalações dos Destacamentos Caminhos da Neve (DECAN) e Destacamento de Vacaria RS (DEVAC), onde vivenciaram a rotina administrativa e as obras realizadas pelos destacamentos.

Pátio de formaturas Gen Rodrigo Octávio: alunos e instrutores com o Comandante do 1º B Fv.

Destacamento de Vacaria-RS.

Visita ao Britador do DECAN - São Joaquim SC.
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