Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Março

Acessos: 2544
 
 
 

Militares do 1ºBFv recebem palestra sobre Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio

 

 

Aconteceu nesta terça-feira, (29/03), no 1º Batalhão Ferroviário, a palestra sobre a “Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio”, ministrada pela psicóloga Janaína Schilickmann, da Secretaria Municipal de Saúde de Lages. Assuntos como: empatia, transtornos psicológicos, união familiar e a importância de buscar ajuda e atenção em caso de necessidade, foram abordados com os militares do efetivo variável.

A palestra faz parte da Programação de Assistência Social e Instrução do 1º BF v. A profissional destacou ainda durante o evento, que a prevenção do suicídio não se limita à rede de saúde, mas deve ir além dela, sendo necessária a existência de medidas em diversos âmbitos na sociedade, que poderão colaborar para diminuição dos números existentes perante a Organização Mundial de Saúde (OMS).

  
  
  
 
 
 

Recrutas executam o tiro de Instrução Básica no estande do 1º BFv

Lages-SC- O 1º Batalhão Ferroviário realizou nos dias 16,17, 18 e 19 de março as instruções preparatórias e o tiro de instrução básico com os soldados incorporados no corrente ano, seguindo o Programa de Instrução Militar do Exército Brasileiro.

O objetivo da atividade foi capacitar os recrutas no manejo com o Fuzil Automático Leve (FAL), por meio de instruções de fundamentos de tiro, posição de tiro, pontaria, acionamento do gatilho e procedimentos no estande, a fim de executarem tiros diurnos e noturnos.

Todas as atividades foram elaboradas de acordo com o previsto nas Instruções Reguladoras de Tiro com Armamento do Exército (IRTAEx), com as medidas de segurança previstas e seguindo às normas de prevenção ao combate da pandemia de COVID-19.

  
  
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Representantes do 4º Grupamento de Engenharia e do 1 º BFv visitam Barragem da Arvorezinha

 

O Comandante do 1º Batalhão Ferroviário, Tenente-Coronel Anderson, acompanhado pelo Comandante do 4º Grupamento de Engenharia, Cel Bogoni, fizeram uma visita de inspeção, nesta quarta-feira, (17/03), no terreno onde está localizada a barragem da Arvorezinha, no município de Bagé. Após a visita, estiveram também na 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, para uma reunião com o Gen Negrão e o prefeito Divaldo Vieira Lara.

A obra da barragem da Arvorezinha será executada pela engenharia do Exército Brasileiro e contribuirá com o adestramento de militares, mantendo em nível elevado a capacitação operacional na área de Engenharia de Construção, agregando no desenvolvimento nacional e permanentemente ajustada à Doutrina Militar Terrestre, para atuar eficazmente no apoio às operações militares, de combate e de logística.

 
 
 
 

Militares do 1º BFV doam sangue ao Hemosc

 

Uma equipe do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) esteve nesta segunda-feira, (15/03), no 1º Batalhão Ferroviário, para coletar sangue de 16 soldados, que foram voluntários para ajudar com o estoque de bolsas sanguíneas. Cada militar doou 400 milímetros de sangue, quantidade suficiente para salvar até quatro vidas.

A ação faz parte de uma parceria entre o 1º BFv e o Hemosc e deve ocorrer a cada 15 dias para reforçar a manutenção dos estoques. Com a pandemia da Covid-19, as doações de sangue diminuíram no estado. Nesse período, o desafio do órgão é ainda maior, já que as doações tendem a diminuir e a procura por sangue pode aumentar. Cada bolsa coletada é conservada e tem a validade de 30 dias.

Para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (jovens de 16 e 17 anos deverão estar acompanhados por um responsável legal) e pesar mais de 50 quilos. É recomendável uma alimentação sem gordura nas quatro horas antes da doação e apresentar documento de identificação. Para mais informações sobre as etapas da doação de sangue e onde doar, acessar o site www.hemosc.org.br..

 
  
 
 
 

 Visita Gerente

 

Lages – SC: no dia (11/03), o Gerente da Mercedes, Clemente Castilhos e Itacir Trombeta, estiveram em visita ao 1º Batalhão Ferroviário. Na oportunidade, conheceram os trabalhos que vêm sendo realizados pelo Batalhão e estreitaram os laços de amizade.

 

  

 

 Visita Vereadores

 

Lages – SC: no dia (11/03), estiveram visitando o Batalhão, os Vereadores, Nei Casa Nossa, Bruno Hartmann e Gabriel Córdova da Câmara Municipal de Vereadores de Lages.

A visita teve por finalidade, estreitar laços institucionais, bem como acompanhar os trabalhos desenvolvidos pelo 1º B FV.

  

 

  Promoção de cabos

 

Lages – SC: ocorreu no último dia (11/03) no salão nobre do 1º BFV, a promoção dos seguintes soldados, a graduação de Cabo: Gabriel Pereira Anacleto, Everton Gabriel Ribeiro, Lucas Schilisting, Carlos Eduardo Schumacker, Ryan Gustavo Macedo Da Silva e Queven Adson Floriani. Na oportunidade, o Comandante do Batalhão, Ten Cel Anderson Soares do Carmo, fez uso da palavra, saudando os militares recém-promovidos e desejando sorte nessa nova jornada.

 

 

 

Despedida de Militares

 

No último dia, (05/03) o 1º Batalhão Ferroviário de Lages despediu-se dos militares que foram transferidos para a reserva remunerada. A Família Ferrinho lhes deseja sucesso continuado nessa nova fase das suas vidas, muitas felicidades e um "Até breve!".

O 2º Sgt Jorge Hamilton Varela e 2º Sgt Sebastião de Liz Pessoa Filho.

 

  

 

Formatura de apresentação de militares

 

No dia 05 de fevereiro, o 1º Batalhão Ferroviário realizou no Pátio de formatura “General Rodrigo Octávio”, apresentação dos militares que recém chegaram na OM, além de manter os padrões de Ordem Unida da tropa.

Entre os militares recém-chegados estão, a 2º Ten Isadora Loise Mota Oliveira, oriunda do Comando da 2ª Brigada de Infantaria de Selva, São Gabriel da Cachoeira-AM, o ST Paulo Roberto Maciel, oriundo do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado, Cascavel-PR e o 3º Sgt Gustavo Arias Afonso, oriundo do 29º Batalhão de Infantaria Blindado, Santa Maria-RS.

O Comandante do Batalhão, Ten Cel Anderson Soares do Carmo, fez a entrega do distintivo de bolso da OM aos militares recém-chegados. Todos os cuidados de segurança com relação à COVID-19 foram tomados.

 

 

1º Batalhão Ferroviário incorpora 269 recrutas

 

A formatura de incorporação dos novos recrutas, no 1º Batalhão Ferroviário, ás fileiras do Exército Brasileiro, ocorreu na última segunda-feira,(01/03), no Pátio General Rodrigo Octávio. Durante a solenidade foi aberto o Portão das Armas pelo Comandante do Batalhão, Tenente-coronel Anderson Soares do Carmo, que recepcionou os recém-chegados juntamente com o soldado José Manuel Luiz Carmargo, considerado o mais jovem recruta da sede.

A entrada dos 269 recrutas pelo Portão das Armas simboliza a incorporação no Exército Brasileiro. Muitos dos militares que chegaram são de Lages e outros vêm de municípios como Correia Pinto, Otacílio Costa, São Joaquim e Urupema. Eles participarão de instruções militares como: ordem unida, munição e armamento, primeiros socorros, campo, instrução de valores morais e éticos, entre outras e passarão pelo período de 30 dias de internato.

Cem mil alistados serão incorporados em 2021 para servir 12 meses em quartéis do Exército, Marinha ou Aeronáutica. Para realizar o alistamento via Internet basta acessar www.alistamento.eb.mil.br com o número do CPF e fornecer dados pessoais ou se dirigir pessoalmente até a Junta de serviço Militar mais próxima. Posteriormente, será informado do dia, hora e local de apresentação à Comissão de Seleção Geral.

O alistamento militar deve ocorrer no primeiro semestre do ano em que o jovem com cidadania brasileira completar 18 anos de idade. Quem perder o prazo poderá regularizar a situação no próprio site ou comparecendo à Junta de Serviço Militar.

 

  

 

 

 

1º Batalhão Ferroviário realiza teste de detecção da covid-19

 

No dia 1º de março de 2021, o 1º BFV realizou os testes rápidos para detecção da covid-19, em todos os 269 recrutas previstos para a incorporação no corrente ano de instrução. Além dos novos recrutas, também foram testados os 26 militares destinados como equipe de instrução do período básico.

A medida teve por finalidade cumprir as normas sanitárias vigentes na prevenção da COVID-19, sendo pré-requisito para a realização do período de internato. Os exames foram realizados com rigorosa supervisão da equipe médica do 1º Batalhão Ferroviário.

 

  

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página